Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Pedalada de crianças pelo Porto adiada para a próxima semana

Devido à previsão de chuva para este fim de semana, as crianças vão pedalar só dia 11 de maio.

Pedalada de crianças pelo Porto adiada para a próxima semana
Pixabay

A "Kidical Mass", pedalada de crianças prevista para sábado no Porto e Matosinhos para mostrar a bicicleta como alternativa de mobilidade e por melhores infraestruturas, incluindo na Avenida da Boavista, foi adiada para a próxima semana devido à meteorologia.

De acordo com fonte oficial da organização, em face da previsão de chuva para o Porto este fim de semana, a pedalada foi adiada uma semana, para 11 de maio.

"A Kidical Mass tem um foco principal nas crianças e jovens. No entanto, ela é inspirada noutro movimento mais alargado, que é a Massa Crítica, que já é um movimento mais antigo e que passa por um trajeto em bicicleta, em grupo, com o objetivo de dar visibilidade a quem utiliza a bicicleta, mostrar a bicicleta como alternativa, e reivindicar direitos para quem se quer deslocar dessa forma", explica à Lusa Vera Diogo, uma das organizadoras.

Segundo a também presidente da associação MUBi - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, "as crianças são também residentes das cidades e não têm o mínimo de possibilidades de ter usufruto da cidade da forma que merecem e que precisam".

"Não têm condições de segurança, não têm espaços verdes suficientes, não têm possibilidade de se deslocar de bicicleta ou a pé sem acompanhamento porque temos as velocidades que temos nas nossas ruas e não temos infraestrutura suficiente, até para andar a pé, e ainda menos para andar de bicicleta", descreve.

As principais reivindicações, semelhantes às dos adultos que tentam andar de bicicleta no Porto, passam por haver infraestrutura segura, rotas seguras para as escolas, redução das velocidades nas localidades a 30 quilómetros por hora, no fundo, "medidas que permitam proteger e promover formas de deslocações mais ativas, particularmente nestas faixas etárias e nos contextos à volta das escolas".

No sábado dia 11, pelas 15h00, os comboios ciclistas partem do Porto (Praça da República) e de Matosinhos (Escola Fernando Pinto de Oliveira) e terminam no Parque da Cidade, onde vai depois realizar-se um piquenique e brincadeiras para os miúdos.

Para quem começa no Porto, o percurso será feito através da Avenida da Boavista, cujas obras para receber o metrobus são alvo de críticas por parte dos utilizadores de bicicleta.

Em causa está o facto de na parte nascente da Avenida da Boavista não existir qualquer ciclovia e continuarem duas vias para automóvel em cada sentido - além do canal do metrobus - fazendo com que o ambiente para os automobilistas possa ficar mais convidativo à velocidade.